Elegante sempre - Janaína Depiné

O menino que queria ver

Se você soubesse que iria parar de enxergar em pouco tempo, o que gostaria de ver? Olharia tudo com mais atenção? Apreciaria grandes momentos? Se dedicaria a observar mais coisas rotineiras como um pôr do sol, por exemplo?

Ben Pierce é um menino de 9 anos que logo ficará cego. Para criar memórias para o filho, os pais decidiram realizar uma lista de desejos do que ele quer ver.  A história comovente me fez refletir: Você é grato pelas maravilhas que já viu? O que ainda gostaria de ver?

O menino do Texas, nos EUA, nasceu prematuro e com retinopatia que, no caso dele, é irreversível e está reduzindo sua visão aos poucos. Os médicos dizem que ele deverá perder a visão completamente em 10 anos, quando for um rapaz.

Enquanto algumas crianças nessa idade aprendem a jogar videogame, Ben está aprendendo a ficar cego. Como usar um Bastão de Hoover ( bengala) e a ler braile.

A família então decidiu ajudá-lo a criar experiências antes que ele perdesse a visão. “Nós sentamos com ele e dissemos: ‘o que você acha que seria legal ver? Qual é a sua lista de desejos?’”, contou a mãe Heidi Pierce a imprensa americana.

Ben então fez uma lista de lugares e eventos que desejava ver. Conheça alguns:

  1. Grand Canyon
  2. Loja da Apple
  3. Aurora boreal no Alasca
  4. Grande Muralha da China
  5. Capela Sistina
  6. Fazenda com galinhas e vacas
  7. Nova York
  8. Nasa
  9. Antártica
  10. Uma fábrica de brinquedos
  11. Praia
  12. Legoland
  13. Padaria, para ver como croissants são feito etc

Alguns dos desejos já foram cumpridos, como conhecer o Grand Canyon. Outros não poderão ser realizados por limitações financeiras. A família Pierce tem seis filhos, todos menores de 12. Com orçamento apertado, fazer lista de Ben se tornou uma atividade  criativa.

nonon

Grand Canyon: check!

Irmãos e irmãs de Ben começaram a fazer e vender trufas caseiras e pão para os vizinhos. Amigos e desconhecidos se prontificaram a ajudar. Em uma ocasião, ingressos para um evento apareceram na porta dos Pierce.

Depois de assistir a um episódio de “Dr. Who?” Ben queria ver uma pintura de Van Gogh. O Museu de Arte de Dallas, que tem a pintura “Colheita” do artista, fez esse desejo se tornar realidade – de graça. A emoção de ver a obra do genial artista levou o garoto as lágrimas.

Van Gogh check!

Van Gogh: check!

Outro desejo do garotinho era ver a  aurora boreal, lindo espetáculo da natureza que meu esposo teve o privilégio de presenciar no Pólo Ártico. Um desconhecido resolveu diminuir a distância entre o Texas e o Alasca.

Chris Cice, piloto da Alaska Airlines, ficou sabendo da história e convenceu a companhia aérea a presentear o garoto e sua família com uma viagem para o tão sonhado destino. “É como uma aquarela atravessando o céu”, resumiu Ben.

Aurora Boreau checked!

Aurora Boreau: check!

Veja a reportagem completa da história da Lista de Ben ( em inglês) e se quiser ajudá-lo a realizar um dos sonhos você pode visitar o site que a família criou para essa incrível missão ou curtir a página dele no Facebook.

E você? O que gostaria de ver que ainda não viu? E quais foram os momentos mais incríveis que você já presenciou?

Que tal fazer essas listas hoje para despertar a sua gratidão e o renovar sua paixão pela vida? Depois de conhecer a história de Ben, eu já comecei as minhas…

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).