Elegante sempre - Janaína Depiné

10 regras imbatíveis de etiqueta à mesa

Ser elegante à mesa parece, mas não é complicado. Para provar isso, preparei as melhores dicas de etiqueta para qualquer almoço ou jantar formal. Olha só.

1. Espere antes de sentar

Não se sente onde bem quiser. Espere o anfitrião indicar ou, então, pergunte. E, por falar nisso, nunca comece a comer antes do anfitrião, a menos que ele sugira. Quando há muitas pessoas à mesa, espere ao menos à metade delas estar servida para começar.

2. Segredos do guardanapo

Assim que se sentar pegue o guardanapo de tecido e coloque dobrado na horizontal sobre o colo com a abertura virada para você. Não o agite como se fosse uma bandeira, ok?

Sempre que for levar o copo à boca, passe antes o guardanapo. Aliás, o guardanapo só sai do colo quando você finalizar a refeição. Deixe-o solto sobre a mesa à esquerda do prato, NUNCA dentro do prato. Os guardanapos de papel ficam na mesa mesmo e também ficam do lado esquerdo ao final. Cuide para dobrá-lo de modo que a parte suja não fique à vista de todos.

Cuidado com o batom. Use um guardanapo de papel para retirá-lo antes de usar o de tecido ou a taça. Ah, não custa lembrar: nunca retoque o batom à mesa.

3. O pão nosso

O pãozinho do couvert nunca é cortado com faca, mas sempre partido com as mãos em pequenos pedaços. Passe o patê, molho ou manteiga em cada pedaço.

4.Talheres sem ter fim

Se houver muito talheres é provável que serão servidos vários pratos. Use pela ordem em que foram colocados, de fora para dentro.

Uma vez que você começar a usar os talheres, eles não nunca mais vão tocar a mesa (por motivos óbvios: sujar a toalha, lambança, ogrisse.. hahaha). Quando não estiver usando, deixe-os dentro do prato com o garfo do lado esquerdo e a faca no direito ou na parte superior do prato.

O garfo é usado com a mão direita, portanto faça disso um hábito em casa. Detalhe: você está numa refeição e não regendo uma orquestra.Portanto, não gesticule com os talheres na mão.

Ao terminar a refeição, inverta a posição dos talheres, deixando garfo e faca alinhados do lado direito. Talher cruzado em x só naquelas placas de estrada indicando restaurante…rs

Lembre-se: a serra da faca deve estar sempre para dentro e nunca empurre o prato. Ah, e não é obrigatório usar todos os talheres. Os que não foram necessários ficam no mesmo lugar de origem.

5. Objetos pessoais

Não coloque sobre a mesa óculos, celular, chaves ou carteira.

6. Mãos no lugar certo

Apoie o pulso ou antebraço, mas jamais os cotovelos sobre a mesa. Se ficar sem saber o que fazer com as mãos enquanto a refeição não vem, deixe-as sobre o colo. Ah, na hora do cafezinho é liberada um pouco de informalidade.

7. Conversas digestivas

À mesa os assuntos devem ser leves e divertidos. Deixe a polêmica de lado. Nada de temas como política e religião. E por falar em conversas, jamais faça comentários sobre como o anfitrião poderia ter feito algo diferente quanto ao prato, mesa etc. Só comente se for para elogiar.

8. Offline

Deixe o celular de lado. Sempre damos atenção para as pessoas que estão conosco. Se, por força da profissão ou qualquer outra emergência, deixe a mesa para conversar de forma reservada.

9. Salada fina

As folhas de uma salada devem ser servidas em partes menores, pois as folhas grandes são dobradas numa trouxinha com ajuda do garfo e faca. Nunca se corta as folhas.

10. Chegada e despedida elegante

Uma boa visita nunca chega de mãos vazias. Lembre sempre de levar um mimo para os donos da casa. E saiba a hora de dar tchau. Geralmente os anfitriões dão sinais de cansaço, fique atenta. A boa visita é a que deixa uma vontade de convidá-la novamente.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).