Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com os bajuladores

Esta semana uma leitora me questionou se existe elegância na hora de dar e receber elogios. A dúvida dela é bem pertinente, pois ela tem observado pessoas que elogiam de maneira exagerada, especialmente nas redes sociais.

Na verdade quem nunca viu uma conhecida postar uma foto (que não era das melhores) no Facebook e receber uma enxurrada de elogios: “Linda”, “Maravilhosa”, “Arrasou” etc. Tanta rasgação de seda pode soar como falsidade e, na verdade, muitas vezes é.

É por isso que a Bíblia alerta sobre isso: “Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente” Salmos 12:2-3.

Lábios lisonjeiros são lábios que elogiam demasiadamente e falsamente, também conhecida como bajulação. Embora a lisonja aparentemente “edifique” a outra pessoa, na verdade só faz mal. “E a boca lisonjeira opera a ruína” Provérbios 26:28 ou “O homem que lisonjeia a seu próximo, arma uma rede aos seus passos” Provérbios 29:5.

Palavras de encorajamento motivam, mas elogios falsos enganam quem recebe e destroem a credibilidade de quem elogiou.

Em Provérbios 6:23-24 vemos que a palavra de Deus pode e deve nos livrar das lisonjas: “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da mulher alheia”

Minha dica ao elogiar alguém é primeiro consultar seu coração. Suas palavras são sinceras?

Expresse aprovação e elogie as pessoas, mas sempre sem interesse algum nisso. Num mundo onde a crítica é tão rápida e voraz, parabenizar por algo bem feito e dizer palavras de apreço é importante, mas sempre com palavras verdadeiras.

Já quem recebe o elogio deve estar atento. O próprio Jesus nos alertou da maneira como deveríamos reagir a bajuladores e outras pessoas que adotam postura questionável: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”, Mateus 10:16.

Ou seja, recebeu um elogio que soa falso? Agradeça, mas não se envaideça. Seja astuto, mas também não reaja. O mais importante é conhecer as pessoas e se conhecer para não se iludir com palavras falsas.

Ser sincero uns com os outros, falando a verdade sempre com amor, é ser elegante.

“Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei” Provérbios 22.11

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).